Instalando o GTA San Andreas no Linux Ubuntu 10.10

Para começar bem o ano, nada como iniciar a vida no mundo do software livre. E para aqueles que querem ir para este novo e ainda pouco conhecido mundo, posto aqui este tutorial de como ter o GTA San Andreas no Linux.
Este tutorial foi pedido pelo Mateus Antônio via email.

Antes de tudo, tenha o programa WINE instalado em seu Ubuntu (ele pode ser facilmente encontrado na Central de Programas do Ubuntu)

PARA COMEÇAR

Primeiramente copie todo conteúdo do DVD de instalação do jogo para seu HD em qualquer pasta (pode ser na área de trabalho).
Clique para ampliar

Em seguida clique com botão direito sobre os arquivos install.exe e seteup.exe. Na nova janela que se abriu clique na aba Permissões e marque a caixa de seleção Permitir execução do arquivo como um programa.
Clique para ampliar

Agora feche a janela e dê um duplo clique sobre o arquivo setup.exe e clique em Install GTA San Andreas.
Clique para ampliar

A instalação correrá normalmente, como se estivesse rodando no Windows. Prossiga até a tela seleção de pasta para a instalação.
Clique para ampliar

Nesta parte tem que se tomar muita atenção. Se seu computador tem apenas um usuário praticamente não há problema nenhum em instalá-lo no diretório padrão, porém se ele tiver vários usuários e você quer que todos eles tenham acesso ao jogo (isso também vale para outros programas instalados com o Wine) é necessário instalá-lo em alguma pasta de livre acesso em /.
Caso deseje mudar a pasta de instalação, clique em Browse...
Clique para ampliar

Ao selecionar a pasta desejada, clique em OK e prossiga com a instalação.
Clique para ampliar

Enquanto a instalação está rodando, abra uma janela do Terminal e digite WINECFG para configurar o Wine para rodar o jogo corretamente (você também pode pressionar ALT+F2 e digitar WINECFG).
Clique para ampliar

Ao abrir a janela de configuração do Wine, clique na aba Gráficos e ative a opção Emular uma área de trabalho virtual (não recomendável alterar o valor das caixas que estão logo abaixo).
Clique para ampliar

Apenas clique em OK para aplicar as novas configurações.
Clique para ampliar

Instalação concluída, clique em OK.

Agora será necessário que você consiga um patch_no_cd para o GTA San Andreas (o famoso crack) para que seu jogo funcione sem a frescura de ter o DVD de instalação no drive para jogar (se caso seu jogo for original).

Ao conseguir o Patch/Crack cole-o na pasta onde o jogo foi instalado (que por padrão será em ~/.wine/dosdevices/c:/Arquivos de programas/Rockstar Games [~ substitui seu nome de usuário]) e depois permita-o ser executado como um programa.
Clique para ampliar

Agora finalmente você poderá iniciar o jogo e se divertir como antigamente no Windows.
Clique para ampliar

Este tutorial também pode ser dimensionado a outras versões do Ubuntu e distribuições Linux, somente havendo pequenas mudanças em alguns passos.

Espero ter ajudado mais uma vez e bom início de era livre!
Compartilhar no Google+

About Matheus Oliveira

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

4 comentários:

Anônimo disse...

Não funcionou comigo. A tela não é exibida corretamente e quando tento iniciar um novo jogo o Wine informa que ocorreu um erro.

Kelvyn disse...

anonimo estou com o mesmo problema, o que que deve estar acontecendo? galera do blog por favor respondam!!!

Matheus Oliveira disse...

Anonimo qual seu Ubuntu? Porque se for uma versão depois da 11.04 esse problema também aconteceu comigo. Acho que é devido a troca do Gnome por Unity.

Mas agora na 12.04 consegui o fazer o jogo rodar mas com o Wine puro, sem fazer nenhum tipo de configuração nele (nada de instalar DirectX). Se puder comentar com mais informações do seu sistema, agradeço.

Alysson Nogueira disse...

Bom eu tive esse mesmo problema de vocês, e descobri que o problema não estava no Wine e nem na interface nova do Ubuntu, e sim no driver de vídeo... minha placa é Nvidia e o driver estava dando pau, mesmo que o sistema disse que estava ok... O jeito se for o mesmo caso de vocês é baixar o driver genérico da Nvidia que vem para Linux para as suas respectivas placas de vídeo.
Espero ter ajudado, e aproposito gostei muito do tutorial.